- O que é o Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social?
- O Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social representa um novo conceito de desenvolvimento. Esse conceito parte do pressuposto de que o crescimento econômico é necessário, mas não é suficiente para promover o desenvolvimento. Isso porque o desenvolvimento é um fenômeno que ultrapassa o econômico, pois o sentido do desenvolvimento deve ser o de melhorar a qualidade de vida das pessoas (desenvolvimento humano), todas as pessoas (desenvolvimento social) e as pessoas que estão vivas hoje e as que viverão no futuro (desenvolvimento sustentável). Assim, fazer o desenvolvimento humano, social e sustentável, nos desafia a articular a dinamização do crescimento econômico com outros fatores como o capital humano, o capital social, o capital empresarial e o capital natural.
- Quando e como surgiu a ideia de ter um Fórum Permanente aqui no município?
- Faz tempo que a Sociedade Civil Organizada vem demonstrando preocupação com a situação da economia local, esta condição se tornou mais evidente na atual crise econômica que o Brasil vem atravessando. Agora, especificamente com relação à Osvaldo Cruz, como exemplo, temos que nas últimas décadas (três ou quatro) estamos tendo uma alta evasão de nossos jovens por falta de perspectivas de condições satisfatórias de renda. Muito embora trabalhos estejam sendo realizados na tentativa de manter essa massa produtiva em nossa cidade, mesmo assim, ainda são insuficientes essas iniciativas de difusão de uma cultura empreendedora. Assim, as primeiras riquezas que o nosso município perde são seus talentos, porque a falta de perspectiva futura leva as pessoas mais empreendedoras a migrarem para outros centros urbanos, em busca de melhores oportunidades, o que acaba nos privando das lideranças que poderiam ajudar a reverter a situação de estagnação ou baixo crescimento. Com isso, estamos perdendo potenciais geradores de riquezas. Com essa preocupação e outras correlacionadas, a diretoria da Associação Comercial – ACEOC, já há bastante tempo vinha discutindo e analisando possibilidades de se estabelecer um mecanismo efetivo de alavancar o crescimento da economia local. Assim, chegou-se ao modelo do FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE OSVALDO CRUZ, hoje denominado MULTIPLIC.
- Como foi formada a equipe do fórum?
- O FÓRUM não existiria sem parceria, assim, desde o início, buscamos fortalecer as relações de confiança e cooperação entre os potenciais parceiros locais (pessoas que já dedicam parte de seu tempo a atividades de interesse público) que estivessem dispostos a colaborar com o seu trabalho e conhecimento de forma voluntária. Para isso, conversamos individualmente com cada uma das pessoas indicadas, explicando o que se pretende fazer e como cada um poderia participar e contribuir.
- Quantos membros fazem parte do MULTIPLIC?
- Atualmente o MULTIPLIC é composto por 10(dez) colaboradores, sendo: Cláudio Tonol (Advogado / Coordenador Geral); Lucas Caetano (ACEOC / Secretário); Edvaldo Marconato (Empresário); Ed Jundi (Secretário da Indústria e Comércio); Edilson Zaneti (Publicitário); Alessandro Panvéchio (Publicitário); Rodrigo Fernandes (Professor); Paulo dos Santos (Professor); Júlio Peixoto (Empresário) e João Lino (ACEOC). As reuniões deliberativas ocorrem toda terça feira, às 16:00 horas, na sede da ACEOC.
- Quais as melhorias visadas pelo fórum?
- Na verdade, ainda temos uma forte cultura estatista, onde as pessoas estão sempre responsabilizando o Estado pelas soluções de seus problemas cotidianos, condenando-se a uma situação de resignação, conformismo e impotência. Faz-se necessária uma verdadeira revolução cultural. O desenvolvimento depende de uma mudança de modelos mentais e de atitudes, depende, portanto, do despertar de uma cultura empreendedora. Logo, o objetivo do FÓRUM, no primeiro momento, é servir de ponte para que essa mudança de comportamento aconteça. Assim, o Fórum de Desenvolvimento Permanente não irá solucionar os problemas locais de imediato, são políticas que colherão resultados significativos a médio e longo prazo, 05, 10, 20, … anos. Mas, que certamente mudará gradualmente o perfil sócio econômico de nossa cidade desde já.
- O nome do fórum é MULTIPLIC. O que esse nome representa dentro das propostas?
- Conforme já mencionado, “o FÓRUM não existiria sem parceria” e a sociedade e parceiros precisam conhecer o que tem sido feito pelos projetos que apoiam. Por isso que a comunicação faz parte do nosso cotidiano, nas relações familiares, entre amigos, no trabalho. Afinal ninguém pode adivinhar o que se passa conosco, se não expormos isso de alguma forma. O mesmo acontece com os projetos, se não expressarmos os resultados, provavelmente os outros julgarão que não existem. Nesse aspecto lembramos o jargão: “Quem não se comunica, se trumbica”. Assim, é importante o FÓRUM se preocupar em dar visibilidade às suas ações tendo em vista primeiramente seu propósito, contribuir para a transformação econômico-social. Portanto, suas atividades são de interesse público e podem impactar diretamente na vida de sua comunidade e na sociedade. Nessa linha de raciocínio, após a análise de várias sugestões chegou-se ao termo comum MULTIPLIC, que nos leva a ideia de multiplicar, aumentar e diversificar.
- Na visão dos membros, por que consideram necessário um fórum permanente em Osvaldo Cruz?
- Planejar é definir um caminho para alcançar uma meta. Mas primeiro é preciso ter uma meta, ou seja, saber onde se quer chegar. Nessa linha, para planejar o desenvolvimento de uma localidade, o primeiro passo é definir uma “visão de futuro”, quer dizer, uma descrição de como será a localidade que desejamos dentro de um determinado horizonte de tempo (10, 15, 20 anos). Assim, quando se trata de um planejamento participativo, como é o caso do MULTIPLIC, a visão de futuro precisa ser construída de forma compartilhada, devendo ser, e certamente será ajustada habitualmente, o que demanda permanência, logo FÓRUM PERMANENTE.
- Inicialmente qual será o trabalho do grupo?
- Quem faz o desenvolvimento local são as pessoas que residem na localidade. Não existe desenvolvimento local sem o interesse, o envolvimento, o compromisso e a adesão da comunidade local. É o que chamamos de protagonismo local, quer dizer, os moradores de uma determinada localidade assumindo seu papel de atores principais, ou seja, de sujeitos da sua própria história. Por isso, o primeiro trabalho do Grupo Gestor é a promoção do MULTIPLIC através da mobilização e sensibilização da população local.
- Como a sociedade poderá participar e acompanhar todos os passos?
- Nesse momento estamos preparando o material que será empregado em diversas reuniões, palestras e exposições para os diferentes grupos que compõem o tecido social local, estejam ou não, esses grupos, formalmente organizados. Estamos também identificando todos os segmentos, grupos sociais e organizações que compõem a sociedade local. A partir daí realizaremos, com os grupos, separadamente ou não, uma reunião para apresentar a proposta de promoção do MULTIPLIC. O objetivo dessas reuniões é sensibilizar as pessoas para uma nova visão sobre o desenvolvimento e convidá-las a participar do processo de construção do desenvolvimento local. Também estaremos disponibilizando em o site do FORUM, onde as pessoas poderão acompanhar as notícias e evoluções ocorridas. Os participantes do Fórum vão precisar entender que esse não é um espaço de disputa, mas de discussão, de diálogo, de convencimento e de construção de consensos. Não devemos valorizar as diferenças que separam e afastam as pessoas, mas o seu compromisso comum de trabalharem pelo desenvolvimento local, pelo futuro da cidade.
- Os trabalhos realizados pelo fórum são de longo prazo? Os resultados poderão ser observados quando?
- Construir a visão de futuro, identificar as vantagens comparativas e competitivas e descobrir as vocações de Osvaldo Cruz são pré-requisitos para o Fórum elaborar o Plano de Desenvolvimento Local. Nesse aspecto, considerando a importância de cada uma dessas tarefas, é conveniente mencionar que isso demanda muito tempo. Assim, estamos considerando que praticamente todo o ano de 2.019 será empenhado na preparação desse plano e em 2.020 será dado início à sua execução. Os resultados serão observados a partir de então, com expressividade após 05 ou 10 anos.
- strong>Como coordenador geral, como o Senhor Cláudio Tonol pretende organizar todas as ideias envolvidas no fórum? <
- Através do estabelecimento de uma Agenda Local, que nada mais é do que um elenco de ações, extraídas dentre aquelas contidas no plano gestor. A elaboração dessa agenda facilita a concentração dos esforços do grupo em torno de um número mais reduzido de questões. Assim, na medida em que cada item da Agenda é resolvido, um novo item é inserido na pauta, de modo que progressivamente, todo o plano vai sendo executado. Desse modo, a existência dessa Agenda, também facilita o processo de monitoramento e avaliação das ações, facilitando a gestão compartilhada do processo<\li>
Post A Comment