- João destaca o interesse no avanço da área tecnológica do município e os planos para os jovens que gostam de produzir. Além disso, fala sobre como lida com as críticas ao fórum e evidencia o empenho do núcleo inicial para o desenvolvimento da cidade.
- Confira, na íntegra, a entrevista completa:
- EV: Como participante no setor comercial do município, o que você acha que despertou as ações para a implantação de um fórum permanente aqui no município de Osvaldo Cruz, principalmente por parte de alguns empresários e formadores de opiniões?
- João Lino: Olha, há muito tempo, a Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz, juntamente com a diretoria, já vinha fomentando a ideia de fazer algo que desse resultados e benefícios para o município. E, em uma das reuniões do ano passado, houve um comentário a respeito de formalizar este fórum e foi muito bem aceito pela diretoria. Então, nosso presidente Marconato, juntamente com o Tonol, que é o nosso coordenador hoje do fórum, e também com o Ed Jundi, Secretário da Indústria e Comércio, começamos a visitar algumas cidades onde o fórum foi realizado. Fomos em algumas cidades, como Tupã; participamos do Connect em Marília, onde vimos que fizeram um grande fórum e, depois, conversando com o gerente da Associação Comercial de Marília, o Guto, o mesmo disse que esse primeiro Connect foi dessa forma, mas a ideia deles também é trabalhar com um fórum permanente que alavancasse alguns benefícios para o município, como o nosso caso. Osvaldo Cruz quer trabalhar de uma forma diferente. Nesse sentido, também visitamos a cidade de Maringá e vimos que lá esse fórum é permanente, que trás muitos benefícios e serviços já relevantes para o município. Portanto, eu, como gerente da Associação Comercial, não tenho dúvidas de que teria que estar dentro, tanto da coordenação atuando com toda a equipe, como também participando ativamente das coisas que irão acontecer neste fórum.
- “A gente sabe que é um trabalho árduo, não é um trabalho de estralar os dedos e acontece…sabemos que é um trabalho de médio a longo prazo e nós temos certeza absoluta de que Osvaldo Cruz irá ganhar muito com isso.”
- Então, faço questão absoluta de estar engajado, de engajar a nossa equipe. Temos a certeza de que já em 2019 teremos alguns frutos no final do ano. Mas isso não é o que pretendemos, queremos fazer um trabalho, uma sequência, sempre pensando no município de Osvaldo Cruz. O fórum trará benefícios. Estivemos recentemente na cidade de Presidente Prudente, conhecendo o Inova Prudente, e ficamos surpresos na área de tecnologia. Então, nós precisamos pensar ativamente nisto, na qual cada prefeito que entra precisa começar a abraçar a causa com mais garra, com mais carinho. Não que o atual prefeito não esteja dando esse carinho, na qual nós temos que agradecê-lo por aprovar a nossa lei, que já foi aprovada e sancionada. E isso pra nós foi um motivo de satisfação e orgulho. É um passo bom, para que possamos trabalhar ativamente no Fórum de Desenvolvimento de Osvaldo Cruz.
- EV: A sociedade, com a ajuda da tecnologia e comunicação mais fácil nos dias atuais, tem se tornado cada vez mais exigente, crítica positivamente ou negativamente. Você diria que o fórum é uma oportunidade de juntar as ideias e sugestões da sociedade para chegar aos resultados que será benefícios para todos?
- João Lino: Olha, toda crítica construtiva, a gente aceita. Mas eu já vi algumas coisas na internet que me chateou e eu simplesmente guardo pra mim e não vou discutir com as pessoas que colocam de uma forma que não sabem do que está acontecendo. Então, precisa se inteirar, se engajar junto com a equipe de coordenação, e na hora oportuna, essas pessoas terão oportunidades. Porque o fórum não é do coordenador, não é da Associação, não é do gerente, nem do presidente. A Associação prestará um suporte. Na verdade, já está dando esse suporte para que o fórum aconteça, juntamente com o município. Mas, essas críticas, sendo construtivas, vamos analisar e ver o que é. Se for boa, iremos acolhê-la. Caso não, vamos descartar. Tudo o que não presta, você joga no lixo. Agora, se for uma crítica construtiva, discutiremos dentro do fórum, e então caminharemos para frente. É isso que nós queremos, é isso que nós precisamos dos jovens. Eles precisam da área de tecnologia, na qual nós estamos com a coordenação do Tonol, firme em engajar nessa área. Já estamos falando em inovação na área tecnológica, que são startups, o Acelera…Lá na Inova Prudente, nós observamos que eles têm um saguão disponível ao público onde as pessoas podem conectar seus computadores na tomada e usarem a internet, totalmente gratuito e por 24 horas. Então, nossa ideia não é pensar numa coisa gigantesca, mas algo legal no futuro, para que o jovem frequente e crie startups em seu benefício.
- EV: É como você falou, João, vale a pena frisar que ainda há uma dificuldade de uma boa parte da sociedade entender que o fórum é de todos, que o fórum não tem dono. Isso gera confusões, que a gente vê bastante em redes sociais, por exemplo.
- João Lino: Nós da coordenação, temos esse cuidado e essa responsabilidade. Hoje estamos nós, amanhã serão outros. Tenho certeza absoluta de que irão aparecer cabeças novas, pensantes para a cidade, para o desenvolvimento do município. Queremos deixar bem claro isso: o fórum é de todos. O fórum é do município e foi criado para isso. E vamos levar em frente, com críticas construtivas e mesmo as não construtivas. Nós iremos levar o fórum para frente, disso não tenha dúvidas. Todos os coordenadores concordam com isso e nós iremos levar o fórum adiante, custe o que custar. Não mediremos esforços dentro aqui da nossa entidade, nós iremos dar todo suporte necessário que o fórum precisa para isso acontecer. Críticas construtivas podem mandar, nós iremos aceitar com carinho. As não construtivas eu descarto e jogo no lixo.
Post A Comment