- Edivaldo Marconato é empresário e atual presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz. Ele faz parte do núcleo inicial do Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social do município, o Multiplic, onde, além de ser um colaborador, é um dos responsáveis por dar início ao projeto que visa o desenvolvimento que acontecerá a médio e longo prazo na cidade.
- “Acho que a forma mais justa de democracia é a gente reunir o maior número de pessoas possível e decidir, juntos, o que é melhor para a cidade”, disse.
- Confira, na íntegra, entrevista completa.
- EV: Na sua concepção, o que o Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social representa para o município?
- Edivaldo Marconato: Representa o que há de mais moderno em uma democracia. Quem tem que ditar o que deve ser feito com o dinheiro público, são os habitantes. Nós elegemos o prefeito, os vereadores para eles administrarem o nosso dinheiro, o dinheiro do povo. E nada mais justo do que o povo, a população, as pessoas escolherem o que querem para o município. Então é importante, o fórum é uma forma moderna, mais justa de administrar a nossa casa, que é a nossa cidade. Acredito que para ser democracia, realmente, deve-se ouvir o que as pessoas querem.
- EV: Como empresário, qual a maior dificuldade que você vê hoje no município?
- Edivaldo Marconato: Aqui na nossa cidade é a falta de renda ou a renda muito baixa. Nós estamos há vinte, trinta anos, com a mesma população e cada vez mais a renda da população cai. Então, se a gente tivesse a mesma população, mas com uma renda maior, pelo menos compatível com outras cidades da região, com certeza teríamos mais condições. Então a dificuldade maior é essa, ver números que dia após dia diminuem em quantidade de habitantes e renda. Para quem nasceu na cidade, gosta da cidade e pretende investir aqui, é muito ruim porque quando você vai comprar ou construir um imóvel, você não pode pensar só no hoje, tem que pensar no amanhã. Como vai ser? Compensa ou não compensa investir? Com isto, diminui ainda mais a renda e a movimentação financeira.
- EV: Além de ser um dos coordenadores do Multiplic, você é o atual presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz. Como será a relação da entidade com o fórum?
- Edivaldo Marconato: Desde o momento em que conversamos e decidimos que era necessário fazer alguma coisa pelo município, tudo de acordo com os diretores da Associação Comercial. Lógico que nós temos também um limite, mas desde o primeiro momento, todo o suporte que vem sendo necessário está saindo da Associação e pretendemos dentro do limite, com o consentimento dos diretores, fazer o que for possível. O que estiver no alcance da ACEOC, vamos fazer e assumir a nossa responsabilidade com a cidade, com o social e com as pessoas que aqui vivem. Os diretores que estão na atual presidência foram unanimes em dizer que deveríamos , sim, assumir essa responsabilidade e não deixar só para o poder público.
- EV: Sabendo que o trabalho visa resultado de médio a longo prazo, quais são suas expectativas?
- Edivaldo Marconato: A expectativa é de que realmente aconteça. Nós estamos fazendo um trabalho voluntário e já na Associação Comercial muitos diretores são voluntários e agora no fórum temos mais pessoas fazendo essa ação. Cada pessoa tem seu trabalho, sua empresa, mas são pessoas que se doam, gratuitamente, sabendo que isso é necessário. A gente acaba até bancando alguma coisa, em viagens, a gente deixa nossos trabalhos, deixa a família, pra fazer alguma coisa pela comunidade.
- “É difícil, tendo em vista, ainda, que muitos são criticados, são julgados, são taxados de várias coisas, mas mesmo assim acreditamos que isso vai valer a pena. Se a gente conseguir se organizar e ver a cidade como uma empresa, com organização a gente consegue ter êxito, ter sucesso, então se a gente tratar a cidade dessa forma, como a casa da gente, lá na frente todo mundo vai ter benefícios”.
Post A Comment