- Iniciando os trabalhos do ano, na última terça-feira, 14, aconteceu um importante passo na etapa em que se encontra a elaboração do plano socioeconômico do Multiplic. Comandada pela consultoria contratada J. Quintino, essa primeira reunião teve como objetivo apresentar os setores estratégicos resultantes dos levantamentos das informações e dados apurados até então.
- Assim, em comunhão com a Visão de Futuro e Diretrizes preestabelecidas, essa nova rodada de reuniões tem como objetivo definir os setores estratégicos que possam alavancar o desenvolvimento da cidade.
- A consultoria responsável, desde quando foi iniciada a produção do plano socioeconômico, vem levantando informações, dados e coletando opiniões da comunidade para consolidar as questões a respeito da definição dos possíveis setores estratégicos. Logo, para chegar nesses segmentos, foram analisados diversos critérios e variáveis, como: mega tendências, meio ambiente, demografia, modelo de negócio, situação atual do contexto econômico da economia local e foi levada em consideração a Visão de Futuro construída pelo Fórum.
- Esses critérios fizeram com que a consultoria apresentasse a análise de vários setores, e com alguns critérios definidos começaram a realizar um filtro para o Multiplic definir pelo menos três setores, que pudessem inicialmente dar foco e fomentar a economia local. Esses segmentos denominados como “setores portadores de futuro”, serão os que receberão maior investimento e incentivo para desenvolver a economia da cidade, gerando melhor qualidade de vida, empregos, renda e giro de capital no município.
- Com um número inicial de 49 setores, no primeiro momento foram reduzidos para 21, esses responsáveis por 80% do PIB (Produto Interno Bruto) da microrregião. Desses setores, o número caiu para 11, restando os que mais interferem na economia da cidade. Ainda, com os critérios técnicos definidos em conjunto pela consultoria, foi possível então chegar a seis setores, onde nessa reunião os coordenadores debateram a respeito, fazendo profundas análises e debates.
- Segundo o Dr. Cláudio Tonol – Coordenador Geral do Multiplic, o trabalho que vem sendo realizado, tem como principal objetivo entender amplamente e detalhadamente critérios reais sobre a economia de Osvaldo Cruz, isso para apresentar à sociedade civil e poderes constituídos dados confiáveis que amparem o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Post A Comment