- Representantes do Multiplic – Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz, realizaram na sexta-feira, 28, um encontro com alunos da escola Maria Aparecida Lopes para retomar as atividades iniciadas em 2019.
- Com o intuito de reacender a participação no trabalho voluntariado, o encontro uniu alunos interessados no projeto e os já participantes para um bate-papo motivacional a respeito do trabalho proposto.
- Em 2019 foi dado início ao projeto-piloto contra a Dengue na escola Maria Aparecida Lopes. A ideia do projeto é mobilizar adolescentes e jovens para o trabalho voluntário sendo eles o meio de conscientização para casas e bairros.
- Com o crescimento de casos de Dengue na cidade, a preocupação com a saúde motivou a iniciativa. Agora em 2020 o município declarou estado de emergência pela quantidade de casos confirmados.
- O trabalho feito em novembro reuniu os alunos interessados e promoveu encontros para preparar os voluntários as atividades na prática. Com o nome de “Todos contra a Dengue”, o grupo fez visitas no bairro Mário Covas para mobilizar a população.
- Plínio Pimentel, que está à frente do projeto relatou que os resultados mostraram uma outra realidade. “Tudo é uma questão de números, o pouco que esses meninos fizeram em dois meses, na hora que tabulamos o resultado, vimos a quantidade de casas contaminadas, potenciais de infecção e identificamos problemas urbanos. Uma realidade que não sabíamos, foi um trabalho extraordinário”, finaliza.
- O trabalho realizado nesses bairros em parceria com a escola, é um projeto-piloto, para que após essa experiência ele possa ser implantado em outros lugares.
- A aluna, Jéssica Aparecida, 13 anos, participa desde as primeiras reuniões e conta que quando a ideia foi apresentada ela já gostou muito, “Se fosse alguém cuidando da minha família e fazendo isso por eles, eu ia gostar, então decidi participar.”
- Ela conta que desde quando começou participar do Multiplic ela sente vontade de ajudar cada vez mais as pessoas. Já quanto as visitas, Jéssica afirmou que gostaria de ver todos os amigos participando para alcançar mais bairros.
- O projeto nasceu com esse propósito e o exemplo da Jéssica é o que se espera ser visto entre os voluntários. Como incentivo, neste encontro, Matheus Nabas, coordenador do Multiplic Jovem fez o convite aos alunos para serem protagonistas das suas vidas dando motivação para que sejam o futuro da cidade.
- A diretora da escola, Helenita Corradi, abraçou a causa e recebeu o Multiplic para somar aos projetos da escola, como o Inova Educação do governo de São Paulo, que tem frentes de crescimento educacional e social que caminham com propósitos do Multiplic.
- “É muito importante que nossos alunos participem e nossa escola seja exemplo. Tudo que pegamos para fazer aqui, fazemos bem feito e com o Multiplic não é diferente. Se cada um fizer sua parte, podemos mudar a realidade”, completa a diretora. Ela ainda reafirma que está à disposição para novas reuniões e aposta no projeto para crescimento de todos.
- O Multiplic agora caminhará para retomar o projeto e consolidar o formato para a sua expansão.
Post A Comment