- No mês de outubro, os trabalhos do Fórum Multiplic foram intensos. Após os trabalhos de estruturação e planejamento, iniciou a fase de tirar do papel os projetos.
- Durante esse período inicial, o Multiplic, além do trabalho voluntariado, contou também com os serviços da Consultoria J. Quintino que elaborou o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. Esse Planejamento busca dar o direcionamento para atingirmos uma Osvaldo Cruz ainda melhor, consolidada em dados e estudos técnicos, isento de pretensões individuais e projetando que o município alcance dinamismo econômico e desenvolvimento social real.
- Também, possibilitou a identificação e escolha dos três eixos considerados portadores de futuro, que servirão como base inicial para o desenvolvimento e crescimento econômico e social do município, que são: Educação, Saúde e Serviços.
- Nesse momento, o Multiplic inicia a fase de “tirar do papel” os projetos, sendo que para isso contratou a consultoria especializada Treinacons e implantou o seu Escritório de Projetos que já conta com três profissionais trabalhando naquele espaço.
- EIXO DA EDUCAÇÃO
- Em setembro, começaram as movimentações e reuniões para formatação do Eixo de Educação que, analisará as diretrizes estabelecidas no Plano Socioeconômico para área de Educação, assim, criando as Câmaras Técnicas, que serão responsáveis por elaborar projetos.
- Já nas primeiras reuniões do Eixo, foi definida a temática para desenvolvimento em câmara técnica, estabelecidos através da diretriz: “Causar impacto na renda média no município por meio de qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo por oportunidade alavancando a sua posição regional para primeira colocação”.
- O grupo, atualmente, é composto por 5 (cinco) profissionais responsáveis, sendo eles: Coordenador do Eixo Educação: Professor César Augusto Pinheiro Vitor; Secretário do Eixo Educação: Professor Derli Ranieri Costa Dantzyer; Membros do Eixo Educação: Professor Alício José de Souza Filho, Professora Maurícia Simões dos Santos Palácio, e a Professora Solange Maria Baldim Marquez.
- CÂMARA TÉCNICA: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
- No dia 1º (primeiro) de outubro, foi instalada a Primeira Câmara Técnica com a temática: Educação Empreendedora.
- As Câmaras Técnicas são grupos responsáveis por implementar projetos e ações conforme demanda advinda dos Eixos setoriais.
- Esse projeto tem como objetivo o planejamento e desenvolvimento de ações que estimulem e viabilizem atitudes empreendedoras fomentando a abertura de negócios e fortalecendo os já existentes. A proposta pretende tornar Osvaldo Cruz referência em empreendedorismo nos próximos anos. O grupo agora tem 10 ações definidas e que serão estudadas, assim irão modelar o projeto para que comecem a trabalhar em sua estruturação.
- O grupo esta formado com dez voluntários da sociedade civil organizada, sendo eles: Edson Egídio Ricce, Leandro Perez Silva, Leonardo Oliveira Buturi, Lucas Vinícius Maziero, Luciano Chrestan, Michel Calarga, Renata F. Tavante, Renato Basso Torres, Rodrigo Confortini dos Santos e Thainá Travaim.
- EIXO DE SERVIÇOS: SETOR TURISMO
- Não é novidade para ninguém que o turismo aumenta o número de buscas por mão de obra e serviços das mais variadas áreas e setores. A movimentação de turistas, nesse caso inclui-se todos os segmentos além do lazer, como exemplo, o turismo de negócios, de eventos, de esportes, de cultura, religioso e tantos outros, aumenta a necessidade por hotéis, restaurantes e bares, agências de turismo, serviços profissionais, espaços para eventos, dentre muitos outros tipos de negócios. A título de exemplo, Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil, produzida pela Fundação Getulio Vargas para a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) revelou que turistas de negócios e eventos gastam 4 vezes mais no Brasil do que os turistas de lazer. Assim, buscando sua estruturação, no último dia 19(dezenove) de outubro, aconteceu a primeira reunião do Eixo de Serviços, que contemplou o Setor de Turismo. Os voluntários se debruçaram em analisar as diretrizes para a alavancagem deste Eixo, definindo assim, as possíveis temáticas que serão trabalhadas nas próximas reuniões, para então, formar a sua primeira Câmara Técnica.
- O grupo é formado por profissionais da sociedade civil, que exercendo um trabalho para o bem comum, se voluntariaram com interesse único no desenvolvimento socioeconômico municipal. São oito os membros que compõe o Eixo, sendo eles: Dogliano Serafim Arruda, Juliana Medeiros de Mattos, Leandro Radighieri, Lucimar Alessandro Zago, Mara Regina A. Tomaz, Silvana Ap. Maciel, Vanderlei Filó e Vitorio K. Assakawa.
- REUNIÕES DO COMITÊ GESTOR
- Em paralelo as reuniões das equipes, o Comitê Gestor segue com suas reuniões para estudar e definir ações para que todo o corpo do Fórum caminhe para a mesma direção.
- Atentos a todos os passos, os coordenadores acompanham a evolução dos eixos e das câmaras técnicas. Em reuniões, assuntos técnicos e de gestão tem sido pautas importantes, como eventos e planejamento de atividades para desenvolvimento Multiplic.
- PRÓXIMAS ETAPAS
- O Multiplic em breve formatará no Eixo de Serviços, semelhante ao Turismo, o Setor de Transportes, contemplando os seguimentos co-relacionados à essa área. Na sequencia, será trabalhado com o Eixo de Saúde, e assim, estará concluída a formação das equipes de trabalho nos três setores iniciais identificados no Plano Socioeconômico.
Post A Comment