- O conceito de planejamento não é algo difícil de entender. Trate-se de uma ferramenta de gerenciamento para organizações contemporâneas, em que consiste no estudo e na escolha de alternativas para alcançar objetivos de forma eficaz.
- O planejamento delimita objetivos e implanta políticas organizacionais para o seu alcance num processo sucessivo e ininterrupto, com monitoramento e avaliação dos mesmos.
- Para Chiavenato (2004, p. 152), autoridade no assunto, “O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los”. Dessa forma, entende-se como essencial e indispensável o processo de planejamento para o funcionamento seja de organizações ou projetos. Baseado em seus conceitos, cada um pode colocar o planejamento em prática conforme suas necessidades e assim fazê-lo acontecer.
- Entretanto, a sua responsabilidade dentro de uma situação é indiscutível, sendo um processo que determina parte do sucesso e subsidia condições para que ações e decisões sejam tomadas a frente.
- Assim como no Multiplic, em sua fase de planejamento foi desenvolvido o estudo socioeconômico e plano socioeconômico para subsecutivo à está fase, a parte prática ser iniciada.
- E quanto tempo as fases de um projeto podem demorar? Isso depende de cada organização, mas ela só se torna completa quando há elementos suficientes para que seja dada continuidade à busca dos objetivos.
- Referência bibliográfica: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: na administração das organizações. Edição Compacta. 3° Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Post A Comment