- O Multiplic – Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz, comemora mais um passo rumo ao desenvolvimento da cidade.
- O projeto que começou na última segunda-feira (16) é uma indicação da Câmara Técnica de Educação Empreendedora com parceria do Lions Clube e Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz.
- “É um prazer muito grande ver isso tomando forma e virando realidade. Que seja o primeiro passo e que isso só multiplique” , disse Luciano Chrestan, coordenador da Câmara Técnica de Educação Empreendedora.
- Escola da Nuvem é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo dispor jovens para carreiras na nuvem, conectando-os com empregadores em potencial. Ou seja, preparando jovens para o mercado de trabalho. Além de cursos gratuitos, os jovens também terão contato com profissionais experientes em Cloud Computing e um banco de vagas, com oportunidade de trabalho nos parceiros da iniciativa.
- Para alavancar esse projeto foi preciso contar com parceria do Lions Clube de Osvaldo Cruz que através de uma de suas ações, denominada “Doar para conectar”, fez a doação dos notebooks para o projeto. Além disso, o Multiplic e a Escola da Nuvem contam com a colaboração da Amazon Web Services (AWS), uma plataforma de serviços de computação em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo, por meio da disponibilização de créditos para utilização dos serviços da companhia.
- Os mais de 200 serviços de computação em nuvem que vão de processamento, armazenamento e banco de dados a machine learning e inteligência artificial, analytics e segurança. Milhões de clientes em todo o mundo, de startups a grandes corporações e órgãos governamentais, confiam na AWS para viabilizar suas infraestruturas de tecnologia, com mais agilidade e redução de custos.
- Com jovens tendo oportunidade de aprender e se preparar para o mercado de trabalho através da Escola da Nuvem, Osvaldo Cruz começa a mostrar que há formas dos novos profissionais se especializarem sem trocar de endereço e fortalecer a Educação Empreendedora com trabalhos realizados pela Câmara Técnica, abrindo portas para mais oportunidades e mão de obra qualificada.
- “O objetivo é a contratação. Estamos abrindo essa oportunidade e queremos ampliar ainda mais, por isso estamos dando essa atenção especial a essa primeira turma e que a gente consiga ainda neste ano ingressar outras turmas, porque temos condições para isso” , disse o presidente do Multiplic, Cláudio Tonol.
- Neste primeiro momento onde começa o projeto piloto, alunos da Etec Amin Jundi de Osvaldo Cruz preenchem as vagas da Escola da Nuvem, entretanto a intenção é aumentar cada vez mais a turma. A experiência é inédita para os alunos que foram selecionados após diversas reuniões que definiram o perfil do jovem para ingressar no projeto piloto.
- A professora Daiane Marcela Piccolo disse que o projeto é fantástico para a cidade e ressaltou como será importante essa parceria para a Etec.
- “Temos quatro cursos da área de tecnologia, porém, temos aqui na nossa região uma deficiência, na verdade, da área de TI. E a gente tem uma demanda de alunos muito grande e no decorrer de um ano e meio, que é a duração dos cursos da área, temos uma evasão razoável”, disse. Frisando que um dos motivos que fazem os alunos encerrar a frequência é que muitos precisam sair para trabalhar. “Diante disso tudo, com esse projeto, vem uma expectativa muito grande justamente pra manter esses alunos com a gente, para poderem participar, sim, desse projeto e eles conseguirem enxergar uma possibilidade de trabalho na área” , destacou a professora.
Post A Comment