- O Multiplic – Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz protagonizou uma visita técnica ao Senai de Presidente Prudente na sexta-feira, dia 20. Estiveram presentes também, membros da Aceoc (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz), representados pelo presidente Leandro Antoniazzi e diretor João Lino. Na ocasião, compareceram também, empresários do município. O objetivo é trazer para Osvaldo Cruz, qualificação profissional oferecida pela unidade através de seus cursos.
- O Presidente do Multiplic, Cláudio Tonol destacou que houve uma percepção muito boa a respeito da visita técnica, onde a participação dos empresários deu representatividade para o pleito, bem como, pela avaliação positiva que os técnicos do Senai demonstraram diante do que foi apresentado durante a reunião. “Acredito que a semente foi plantada e depende de nós agora, firmar, essa parceria e trazer aqui para Osvaldo Cruz, o Senai. Ainda está prematuro, temos que aprofundar na parte técnica, atender as demandas que surgem para efetivar essa vinda. Mas, o primeiro passo foi dado, além de ter sido extremamente importante e produtivo. Agora, temos que trabalhar na estruturação do projeto. Então, iniciamos a fase de tirar do papel e colocar na prática a escola de formação profissional proposta pela Câmara Técnica.”
- Tonol ainda salientou que, a partir da existência de uma escola profissionalizante, as demandas terão maiores possibilidades de serem atendidas, havendo qualificação e mão-de-obra, gerando uma melhor remuneração dos funcionários e melhor produtividade nas empresas. “É um ganho que se caracterizará com uma melhor qualificação profissional. E não fica só no aspecto desse primeiro pedido, que é de mecânica pesada e elétrica, mas nós avançaremos em outras áreas. O importante é que tenhamos aqui a parceria inicial do Senai, e com isso, abrindo novas possibilidades para outras áreas e setores. Foi uma reunião extremamente produtiva e temos certeza de que teremos a realização desse projeto e com isso, daremos início a uma fase muito maior e, quem sabe futuramente não teremos uma unidade fixa do Senai. É um sonho antigo e que ainda não foi realizado. Então, com a união da classe empresarial com a Aceoc e o Fórum Multiplic, temos uma grande chance de êxito.”
- O Coordenador de Relacionamento com a Indústria do Senai, André Luís Cano enxerga a iniciativa da entidade com bons olhos e acredita que na medida do possível, a parceria será fechada. “O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira – desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. O SENAI possui Institutos de Inovação, que trabalham com pesquisa aplicada para o desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas. Conta ainda com Institutos de Tecnologia que prestam serviços técnicos para aumentar a produtividade das empresas, garantir a qualidade de produtos e certificar a conformidade com normas nacionais e internacionais. Cada instituto atende a setores específicos, de acordo com as características regionais de cada indústria. O que estiver ao nosso alcance, iremos contribuir; com certeza caminharemos juntos.”
- O Presidente da Aceoc, Leandro Antoniazzi avaliou a visita como positiva, pois, trará o apoio para as empresas do município e agregam valor profissional. A expectativa é que essa parceria seja firmada. “Com base nos dados que nós temos e passamos para o Senai, ficou de maneira muito clara também por parte deles, o interesse. Acho que os benefícios são muito bons para nossa sociedade, onde vai trazer mais profissionais para o mercado. Então, uma vez que existe a capacitação, a questão salarial melhora e isso faz com que tenha mais recursos em nosso comércio e de certa forma, segura as pessoas na cidade. E o objetivo com tudo isso é este: profissionalizar as pessoas, dar mais oferta de profissionais, principalmente do segmento de mecânica pesada. Osvaldo Cruz hoje tem um polo nesse sentido, envolvendo desde a parte da mecânica, estofamento para caminhões, conserto com a parte de carrocerias, entre outros. Então, à medida que cresce serviços, cresce também a falta de profissionais. E queremos que Osvaldo Cruz seja um referencial de serviço para o meio de transporte. E principalmente, deixar uma sociedade melhor.”
- O empresário Celso Ballardin, diretor da Trinys, mencionou que vê a possível parceria como algo positivo. “As indústrias e prestadores de serviço de Osvaldo Cruz e região podem se beneficiar com isso. Essa parceria se concretizada, nos trará formação profissional através de aprendizagem de cursos técnicos específicos de acordo com nossa demanda, podendo ser inclusive com unidades móveis que podem ficar disponíveis por um bom período em nossa cidade. Um setor que tem demanda reprimida de cursos profissionais de mecânica pesada e eletricista, é também o de transportes que pode beneficiar positivamente.”
- FIESP, SENAI-SP e SEBRAE-SP também uniram forças para fazer o maior programa de transformação digital da história de São Paulo. Com capacidade para atender 40 mil micro, pequenas e médias indústrias, a Jornada de Transformação Digital atenderá empresas de todos os segmentos industriais, com diferentes níveis de maturidade tecnológica, em oito etapas de consultoria e treinamento.
Post A Comment