- Os membros do Multiplic realizaram nesta segunda-feira (20), mais uma reunião da Câmara Técnica para apresentar a proposta do projeto piloto ‘Cidadania’ às lideranças dos Bairros Orlando Bergamaschi, Mira Ira e Residencial Aquarius. A intenção é mobilizar os moradores para que participem das ações propostas. Durante os encontros, os voluntários desenvolveram a metodologia de atuação para que consigam dar os primeiros passos e coloquem em prática o projeto.
- Cláudio Tonol, Presidente do Multiplic explicou que o projeto é de suma importância para o desenvolvimento de uma comunidade. “É desenvolvimento humano e local, de maneira ordenada sob o consenso da população. Se for instituída uma associação, ela terá representatividade jurídica e esse apelo tem valorização e peso muito maior. Então, o objetivo é a melhoria das condições dos bairros em conjunto com a própria população em todos os aspectos, já que possuem demandas que eles mesmos podem resolver, como também existem outras que dependem do Poder Público. A grande vantagem é que o local vai ter uma maior representatividade, isso porque o poder de argumentação será maior do que se fosse feito por apenas uma pessoa. Então, precisamos da adesão dos moradores para que o projeto se desenvolva. E acreditamos ainda, que irá se propagar para outras regiões do município”.
- Para o voluntário Emerson de Souza, o sentimento é de esperança de dias melhores, pessoas mais educadas e uma sociedade mais preparada para a convivência em sociedade. “Ver a comunidade local interagindo e expondo as dificuldades e o que nosso bairro tem a oferecer, nos deixa muito otimistas para que esse sonho se torne realidade. Nossa cidade é muito rica de ideias, de pessoas capacitadas e temos condições de ser um bairro piloto, exemplo a ser seguido. De modo geral, nossa comunidade só tem a ganhar. Com certeza será algo inspirador para toda nossa sociedade e me sinto muito feliz em participar”.
- As expectativas para a implantação do projeto são boas e trará bons frutos, segundo o morador Daniel Logino. “Após um convite da minha mãe, que já está envolvida no projeto, fui participar de uma reunião e pude entender melhor sobre o projeto e sobre o trabalho do Multiplic. Com o levantamento das reais necessidades dos bairros e de seus moradores, será possível elaborar um plano de desenvolvimento que será trabalhado na comunidade. A criação de uma associação de moradores ‘multiplicadores’, contribuirá muito com o trabalho do Poder Executivo e Legislativo, onde auxiliarão a comunidade local com a solução de problemas simples e que muitas vezes eram levados até as autoridades (como a troca de uma simples lâmpada do poste, por exemplo), deixando-os assim, focados para trabalhar em outras áreas. Expresso minha satisfação em fazer parte deste projeto e deixo o convite a todos para que conheçam mais sobre o Multiplic, pois vale muito a pena”.
Post A Comment