- Pautados no objetivo de formular políticas públicas para trazer benefício coletivo para a população, o Multiplic vem se desdobrando para realização de projetos que envolvam a comunidade como um todo.
- Dessa forma, nas reuniões e ações tomadas pelo Fórum ao longo desse ano de 2019, discussões foram abertas a respeito do envolvimento da sociedade civil organizada no processo de desenvolvimento e crescimento de Osvaldo Cruz.
- De suma importância, esse ponto foi bastante frisado em todos os processos e colocado em prática com alguns projetos.
- Chamada de Câmara Técnica, a união de voluntários para discussão de assuntos importantes resultou em um grande projeto: “Todos contra a Dengue”, e a partir daí formou-se então, a Câmara Técnica de Medicina Preventiva que irá se atentar para questões da saúde na cidade.
- Para Plínio Pimentel, coordenador da Câmara Técnica, “essa é uma vivência extraordinária pois está nos permitindo o contato direto com a realidade da população e a compreensão das dificuldades que se encontra quando buscamos soluções para problemas que julgamos simples.”
- Ele ainda avalia que em toda sua caminhada, sentiu ausência por parte da população nas ações tomadas diretamente para melhoria da cidade e que participando desse projeto, pode ver e se emocionar com a força do jovem e o comprometimento dos voluntários.
- O tema para o projeto foi escolhido devido ao grande número de casos confirmados em Osvaldo Cruz e pelo agravante de anos anteriores que também possuem altos índices.
- Para que a ação pudesse ser consolidada, foram realizados capacitações e treinamentos. Formado por um grupo seleto, seguindo a metodologia de discutir com um grupo grande e depois construir um núcleo menor para dar ritmo e agilidade ao projeto, a primeira capacitação ocorreu em 27 de setembro.
- O projeto foi redigido para documentação de como seria a execução, o que seria feito e de qual forma. Para maior entendimento, a Câmara solicitou informações para vigilância epidemiológica e assim o projeto ficou mais robusto.
- O “Todos Contra a Dengue” contou com a parceria de escolas para sua implantação. Como fase ainda piloto, o projeto foi destinado a três bairros da cidade, o Jardim Paraíso, Residencial Atenas e Mário Covas.
- A participação das unidades escolares, como: Escola Municipal Alice Bernardes Silva, Creche Holanda Zocatelli, e destaque a Escola Estadual Profª Maria Aparecida Lopes, foi essencial para a captação de voluntários. Em sala de aula foram mobilizados alunos e pais para que se voluntariassem a dar vida ao projeto.
- Feito isso, nos dias 23 e 30 de novembro eles foram preparados para sair nas ruas dos bairros e instruir a população sobre prevenção da dengue, cuidados com a casa e quintal e proliferação do mosquito.
- Os dias escolhidos foram 07 e 14 de dezembro, nomeados de ‘Esquadrão do Sabadão’, eles foram colocar em prática a ação para acabar com o mosquito. No sábado (07), os voluntários saíram na rua conscientizando toda a população e no dia 14, voltaram para o mesmo bairro para saber da comunidade se cumpriram com os ensinamentos passados.
- Esse projeto exemplifica bem o objetivo do Fórum Multiplic, de tornar a sociedade protagonista das melhorias propostas para benefício de todos. Assim, ao ver parte da população na execução de projetos idealizados a partir de necessidades reais, é gratificante e de grande riqueza para o desenvolvimento social e econômico de Osvaldo Cruz.
Post A Comment