- O Multiplic (Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social) iniciou no dia 11 de julho, a mobilização e implantação do Projeto Cidadania junto aos moradores dos bairros Orlando Bergamaschi, Mira Ira e Residencial Aquarius. A intenção é mobilizar os moradores para que participem das ações propostas.
- O Presidente do Multiplic, Cláudio Tonol, destacou que a ação tem como marca, a reflexão e movimento conjunto dos moradores acerca da situação social que vivem e na construção de instrumentos propulsores de qualidade que gerem melhorias locais.
- “Para o desenvolvimento de uma base comunitária sólida, primeiramente as comunidades devem se organizar, examinar os seus próprios problemas, discutir as prioridades e buscar soluções junto aos órgãos competentes ou parceiros. É um desenvolvimento sustentável de implementação e melhorias que realmente o local necessita. E isso é bom também para o Poder Público porque direciona de forma certeira os investimentos e melhorias, ocorrendo assim, menos erros. E o fator mais importante nesse projeto é a integração dos moradores. É algo inovador aqui em Osvaldo Cruz e nós acreditamos no êxito e potencialidade do projeto. Conforme os resultados obtidos, a intenção é multiplicar para outros bairros da cidade”.
- O Presidente da Aceoc (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz), Leandro Antoniazzi destacou que foi uma apresentação muito importante porque mostra o desejo de mudança de uma comunidade, partindo do cidadão que vive ali.
- “E as pessoas querem realizar mudanças a partir de si, não somente esperando uma contrapartida do Poder Público, de forma efetiva e isso é fundamental; o engajamento do cidadão nas tomadas de decisões dos projetos, visando uma comunidade melhor e a cidade só tem a crescer, porque se cria o senso de pertencimento, onde as pessoas passam a pertencer do processo e certamente irá querer vê-lo sair do papel. Em consequência, teremos uma sociedade mais ativa e participativa das melhorias da nossa cidade, dos bairros, seja no atendimento à saúde, educação ou outros serviços essenciais. E quem aponta, são as pessoas que utilizam isso diariamente, e, dessa forma, teremos uma cidade mais organizada, porque isso irá abranger os demais bairros”.
- A moradora Gilne Fabiana Gonçalves salientou que o marido e ela tem participado com o intuito de contribuir como munícipe no que diz respeito à crítica em relação aos direitos e sem, contudo, ignorar os deveres.
- “Participar diretamente desse projeto, independente de termos nossos anseios atendidos, tem sido uma experiência gratificante, haja vista que embora envolva três bairros do município e o número de pessoas que se envolvem ser relativamente pequeno, todos estão empenhados e tem como principal incentivo, a certeza de que estamos fazendo nosso verdadeiro papel de cidadão. Espero que no meu bairro, assim como nos demais, sejam considerados pelo Executivo, todos os apontamentos e que sejam tomadas providências para reverter a situação”.
- Na sequência dos trabalhos, será feita a apresentação do projeto aos demais moradores e também aos Poderes Executivo e Legislativo e tirar do papel todo o plano que foi reunido.
Post A Comment